Internacionalização

O PPGCAT possui reconhecimento internacional e diversos docentes estabeleceram colaborações científicas importantes com universidades de diferentes países americanos, europeus, africanos, asiáticos e latino-americanos. Os docentes do Programa utilizam diversas estratégias para ampliar a internacionalização e estabelecimento de cooperações com pesquisadores de renome internacional, em grandes centros de pesquisa no exterior. Dessa forma, o Programa incentiva os docentes para a realização de pós-doutorado no exterior e estágio sanduíche para os discentes.
 
Além disso, existe o incentivo com a oferta de vagas para o ingresso do estudantes oriundo de outros países a nível de Mestrado. 
 
Em 2015/2016 ocorreu mais um passo de importância para a Internacionalização do nosso Programa. Após a titulação de mestre pelo PPGCAT dos médicos veterinários, Alfeu Cavele e Felicidade Margarida Macome, procedentes de Moçambique, nosso Programa recebeu a Dra. Alsácia Atanásio (Pesquisadora e Diretora Executiva do Fundo Nacional de Investigação do Ministério de C&T de Moçambique) para realizar pós-doutorado na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia.  Tal vinda foi resultado de aprovação junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (CHAMADA MCTESTP n.° 5/2015) da República de Moçambique. A mencionada pesquisadora desenvolve o Projeto intitulado: Identificação de resistência dos benzimidazóis a Hemonchuscontortus em pequenos ruminantes na Província de Maputo, sob supervisão/orientação da Profa. Dra. Maria Consuêlo Caribé Ayres e participação das pesquisadoras Dra. Bárbara Paraná e Dra. Sabrina Lambert, egressas do PPGCAT e atualmente Professoras e Pesquisadoras da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia). Um dos objetivos da realização do pós-doutorado da referida pesquisadora é a Implantação de Laboratório Avançado de Biotecnologia em seu país com apoio de pesquisadores do nosso programa, para tanto, o Projeto a ser desenvolvido terá duas fases: o treinamento da pesquisadora no Laboratório de Biologia Molecular de estudos em parasitologia e na segunda fase será realizado colheita de material em rebanhos da Província de Maputo, Moçambique. 
 
As parcerias Institucionais são fundamentais para o compartilhamento de informações e experiências. O objetivo principal é  permitir o uso da infra-estrutura das Instituições para apoio mútuo a projetos e atividades de pesquisa, com intercâmbio de docentes e discentes para o desenvolvimento de pesquisas em regime de parceria. O PPGCAT possui diversas colaborações Internacionais em destaque:
 
JAPANESE INTERNATIONAL AGENCY - O Convênio entre a JapaneseInternationalAgency e a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, favoreceu a reciclagem de médicos veterinários a partir do Programa de Treinamento para Médicos Veterinários de Países Lusófenes e da América Latina
 
FIPSE/CAPES - Este Projeto promoveu a participação de seis alunos da graduação na LuisianiaUniversity - Estados Unidos da América - e dois mestrandos do Programa realizaram seus experimentos com a participação de professores da universidade mencionada.
 
INSTITUTO CAJAL DE MADRID - A doutora Silvia Lima Costa realiza parceria com a pesquisadora Carmen Guaza, do Instituto Cajal de Madrid, para desenvolvimento do projeto: Estudio de los mecanismos reguladores de lainflamaciónenel SNC, que tem por objetivo estudar a comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema imune em condições fisiológicas e patológicas.
 
ROYAL MELBOURNE INSTITUE OF TECHNOLOGY - Teve início em 2013 a colaboração entre o LABIMUNO-UFBA e o Royal Melbourne Institueof Technology (RMIT), Melbourne-Austrália, sob a pessoa do Dr. Robert Moore, para a instalação de linha de pesquisa em Clostridioses animais no Brasil.
 
RHEINISCHE FRIEDRICH-WILHELMS-UNIVERSITÄT BONN, ALEMANHA - Desde 2008, o Prof. Dr. Carlos Roberto Franke (docente do PPGCAT) e o Prof. Dr. Jan Felix Drexler, pesquisador do Instituto de Virologia da Faculdade de Medicina da Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, Alemanha, desenvolvem pesquisas em conjunto na área de virologia, com ênfase em evolução e epidemiologia viral em hospedeiros silvestres e domésticos. Essa parceria gerou termo de cooperação técnica e científica entre a Universidade Federal da Bahia e a Universidade de Bonn, que foi renovado em 2016.
 
L'UNIVERSITÉ PARIS DESCARTES, PARIS - Trata-se de cooperação para desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado Alvos moleculares de células tronco de tumores malignos neurogliais e prospecção farmacológica de novos campos terapêuticos, que teve seu início em 2011 e conclusão em 2013.
 
FRIEDRICH LOEFFLER INSTITUT, ALEMANHA - O Professor Luís Fernando Pita Gondim concluiu o seu PhD na Universidade de Illinois, EUA, e coordena o Grupo de Pesquisa de Protozoários Coccídeos (CNPq). Possui diversas colaborações com pesquisadores nacionais e estrangeiros. Entre os parceiros internacionais, destacam-se Dr. Milton McAllister (Universityof Adelaide, Austrália), com quem produziu 14 artigos científicos, e Dr. GereonSchares (Friedrich LoefflerInstitut, Alemanha), com quem publicou cinco artigos. Parcerias valiosas com pesquisadores suecos, espanhóis, ingleses, japoneses e de diferentes partes dos EUA (Maryland e Virginia) também geraram publicações relevantes.
 
THE HEBREW UNIVERSITY OF JERUSALEM - Parceria entre a Dra. Arianne Pontes Oriá e o Dr. Ron Ofri, Israel, rendeu em 2013 a primeira publicação (Oria, Arianne Pontes; Oliveira, A.V.D.; Pinna, M.H.; Martins Filho, E. F.; Estrela-Lima, A.; Peixoto, T.C.; Silva, R. M. M.; Oliveira, F. S.; Meneses, I.D.S.; Requiao, K. G.; Ofri, R. Ophthalmicdiagnostictests, orbital anatomy, andadnexalhistologyofthebroad-snoutedcaiman (Caimanlatirostris). VeterinaryOphthalmology (Print), 2013), fruto desta profícua parceria de colaboração, notadamente pelo Professor Ron Ofri ser um dos destaques mundiais da oftalmologia veterinária. A continuidade da parceria entre a doutora Arianne Pontes Oriá e o doutor Ron Ofri, Israel, rendeu até 2016 sete publicações internacionais relacionadas à oftalmologia que demonstra o crescimento e consolidação desta linha de pesquisa no programa, inclusive com a participação de mestrandos e doutorandos.
 
CAPES/MES-CUBA -  O projeto Estudo de compostos derivados de arilidenmalonatos e de benzodiazepinas em modelos experimentais de enfermidade de Parkinson, com ênfase nos mecanismos neuroinflamatórios, mitocondriais, antioxidantes e apoptóticos iniciado em 2013, com a coordenação da Profa. Silvia Lima Costa foi fruto de Projeto de Cooperação Internacional Programa
 
CAPES/MES-CUBA, Edital 2012, com envolvimento do Laboratório de Neuroquímica e Biologia Celular do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia e o Laboratorio de SíntesisOrgánica da Facultad de Química, o Centro de Investigación y Desarrollo de Medicamentos (CIDEM), e Instituto de Farmacia y Alimentos. o Centro de Estudios para laInvestigación y Evaluación Biológica da Universidad de La Habana.
 
UNIVERSIDADE DE HELSINQUE, FINLÂNDIA - O início da colaboração com a Universidade de Helsinque, Finlândia, se deu com a ida para estágio de pós-doutorado da professora Stella Maria Barrouin Melo, em 2013, com temática voltada para estudos sobre o impacto da alimentação na saúde de animais de estimação. Devido à ressonância de propósitos e sintonia no desenvolvimento de trabalho científico, a professora Stella decidiu estabelecer também na Bahia essa linha de investigação, de modo a obter resultados comparativos multicêntricos sobre o tema.
 
UNIVERSIDADE DO CHILE - Em 2014, a Profa. Silvia Lima Costa iniciou o projeto intitulado: implantação do modelo experimental pré-clínico de doença de parkinson induzida por aminocromo: prospecção farmacológica de potencial neuroprotetor de flavonóides extraídos de plantas do Estado da Bahia em cooperação com grupo de pesquisa Laboratório de Neurofarmacologia Celular e Molecular da Universidade do Chile, liderado por Juan Seura-Aguilar.
 
INSTITUT PASTEUR, FRANÇA - A Profa. Melissa HanzenPinna possui colaboração firmada com a Dra. BourhyPascale do Centro Nacional de Referência em Leptospirose do Institut Pasteur, França para caracterização molecular dos isolados de Leptospirasp obtidos nos projetos de pesquisa desenvolvidos sob sua coordenação. Trata-se de colaboração que já resultou na publicação do artigo intitulado: A multilocusvariablenumber tandem repeatanalysisassayprovides high discrimination for genotypingLeptospirasantarosaistrains (J. Med. Microbiol., May 2015 64: 507-512, doi: 10.1099/jmm.0.000045).
 
UNIVERSITY OF PORTSMOUTH, INGLATERRA - Iniciado e finalizado em 2015, o projeto intitulado, Evaluationoftheeffectsofflavonoids in preclinical in vitro modelsofneuroinflammationassociatedtoneurodegenerativedisorders foi fruto de colaboração entre a UFBA e UNIVERSITY OF PORTSMOUTH, na figura dos pesquisadores, Silvia Lima Costa e Arthur M. Butt, respectivamente. Este projeto contou com aprovação no Edital RCUK-CONFAP (FAPESB) ResearchPartnershipsCall (2014) nvolve a cooperação com o Prfo. Arthur M. Butt da Universityof Portsmouth, SchoolofPharmacyandBiomedical Science (pedido 5952). O grupo do Prof. ArhurButt (Universityof Portsmouth, SchoolofPharmacyandBiomedical Science) utiliza técnicas de biologia celular e molecular, de análises morfofuncionais e anatômicas, para estudar a biologia de células gliais em condições fisiológicas e patológicas do sistema nervoso.
 
UC DAVIS, ESTADOS UNIDOS - Em 2016 foi iniciada colaboração científica do PPGCAT, na figura da Profa. Arianne Pontes Oriá com o professor Carlito Lebrilla, do departamento de bioquímica, da UC Davis, Estados Unidos. Os referidos professores irão desenvolver o projeto “Avaliação qualitativa da lágrima de Animais Silvestres”.
 
O Programa também promove eventos ministrados por pesquisadores internacionais. Em 2014 o Programa promoveu o I Colóquio Internacional em Diagnóstico de Doenças Infecciosas Veterinárias. Este evento contou com a participação de alunos do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal nos Trópicos e de outros cursos de pós-graduação da UFBA, bem como profissionais da área de vigilância e defesa animal. Teve como palestrantes os doutores Axel Colling e RogierBodewes. Axel Colling é médico veterinário, PhD em Medicina Veterinária Tropical pela FUBerlin e pesquisador do Australian Animal Health Laboratory (Commonwealth Science and Industrial ResearchOrganisation), em Geelong, Australia, na área de desenvolvimento e padronização de ensaios de diagnóstico veterinário. RogierBodewes é médico veterinário, PhD em Virologia pela Erasmus Medical Centre, e pesquisador da Erasmus Medical Centre, em Roterdã, Holanda, na área de identificação, isolamento e genômica de vírus animais e humanos.
 
Em 2015 foi realizado Curso de Atualização em Oftalmologia Veterinária ministrado pelo Dr Ron Ofri professor associado da KoretSchoolofVeterinary Medicine da HebrewUniversityof Jerusalém -Israel, que atua na área de oftalmologia veterinária com habilidades em fisiologia comparativa da visão com foco na eletrofisiologia da retina e alterações na função visual resultante de glaucoma. O evento foi iniciado com a palestra intitulada “Gene therapy in a sheep modelo ofdayblindness. Pavingthewaytotratmenthumanachromatopsiapatients” e teve sequência com reunião técnica com o grupo de pesquisa “Cirurgia Veterinária - Técnica, Clínica e Patologia” linha de pesquisa “Oftalmologia Veterinária” para aperfeiçoamento de metodologias de projetos de pesquisa e consolidação da parceria entre o pesquisador e a professora Arianne Pontes Oriá, docente permanente da PPGCAT. 
 
Ainda em 2015 foi realizado o Curso de Atualização em leishmaniose visceral ministrado pelo Dr Francisco Javier Moreno Nuncio, especialista do Laboratório de Leishmaniasis do Instituto de Salud
Carlos III- Centro Nacional de Microbiologia da Espanha. O Curso foi realizado no dia 26 de março de 2015, iniciado com reunião técnica com o grupo de pesquisa “Infectologia Veterinária” linha de pesquisa “Leishmaniose visceral” com discussão de condutas no controle da zoonose e futuras aplicações profiláticas e diagnósticas. O Encontro foi promovido e mediado pelo professor Carlos Roberto Franke e pela professora Stella Maria Barrouin Melo, ambos docentes do PPGCAT. O evento foi finalizado com a palestra intitulada “Vacunas para laleishmaniasis visceral, de perro a humano”. 
 
O programa conta, também, com o incentivo da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFBA, desde 2010, com um edital de apoio à correção em língua estrangeira e tradução de manuscritos com intuito de aumentar a visibilidade das pesquisas executadas pelo PPGCAT, com reembolso ao docente pesquisador.  
 
PÓS-DOUTORADO (Docentes)
 
Profa. Dra. Stella Maria Barrouin Melo (2013) - Universidade de Helsinque - HelsinginYliopisto na Finlândia colaboração em pesquisas com Profa. Dra. Anna KatrinaHielm-Björkman
Prof. Dr. Luís Fernando Pita Gondim (2015) - Instituto Federal de Pesquisa em Saúde Animal (Friedrich LoefflerInstitut) na Alemanha colaboração em pesquisas com Dr. GereonSchares
 
DOUTORADO SANDUÍCHE 
 
Os doutorandos do PPGCAT que tiveram suas atividades desenvolvidas durante o Estágio Doutorado Sanduíche.
Victor Diógenes Amaral (2009) - Universidad de Chile
Rosângela Soares Uzeda (2013) - ResearchInstitute for Animal Health em Wusterhausen sob supervisão de Dr. GereonSchares
Dan Loureiro (2013) - ARG Ltda sob a supervisão do Dr. Ricardo S. Jordão
Ana Carolina Ferreira (2014) -  Michigan StateUniversity sob supervisão de Dr. Adam Lock
Rebeca Dantas Xavier Ribeiro (2015) - AgricultureandAgri-foodResearch Centre sob supervisão de Dra. Karen Beauchemin
Priscila Assis Ferraz (2015) - Universidade da Florida sob supervisão Dr. Klibs Galvão
Pedro Cerqueira Lima (2015) - American Museumof Natural Hystory
Ana Claudia Raposo (2016) – UniversityofCalifornia, Davis sob supervisão de Dr. Carlito Lebrila
Ianei de Oliveira Carneiro (2017) - Instituto de Virologia em Charité sob supervisão de Dr. Jan Félix Drexler
 
ESTUDANTES ESTRANGEIROS NO PPGCAT
 
Alfeu Cavele (Mestrado - período 2007 – 09) - Moçambique
Felicidade Margarida Macome (Mestrado - período 2007 – 09) - Moçambique
Mariza Sufiana Faharodine Aly Agy (Mestrado - periodo 2008 - 10) - Moçambique
Diego Martin Jose SosaArganaCampuzano (Mestrado - período 2014 – 16) – Paraguai
Alvaro Luis Enrique Adriazola Uribe (Mestrado - período 2015 – 17) – Chile
Monica Madrigal Valverde (Mestrado - período 2017- 19) – Costa Rica
Rosendo Cuicas Huerta (Doutorado - período 2019- atual) - Mexico
Miguel Angel Carabantes Dubon (Mestrado - período 2019 - atual) - El Salvador
 
 
 
 
 
 
Português, Brasil