Home Page de Pós-graduação em Ciência Animal nos Trópicos

Normas do Processo Seletivo 2017.2

Clique aqui para fazer o download do edital

 

Aluno Regular

Matrícula concedida àqueles aprovados em qualquer processo seletivo autorizado pelo CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e mediante Edital específico.

A Matrícula como Aluno Regular é concedida apenas para o período letivo para o qual o candidato aprovado for convocado, de acordo com cada Edital e ocorre tanto para a Graduação quanto para a Pós-Graduação.

O aluno aprovado em qualquer processo seletivo deverá comparecer ao local de matrícula conforme orientação constante no respectivo Edital, munido de toda a documentação exigida, sob risco de perda definitiva da vaga se assim não o fizer. Na impossibilidade de comparecer pessoalmente, o convocado deverá constituir um procurador, mediante documento específico para tal fim (procuração). Após a matrícula, é feita a primeira inscrição semestral em disciplinas/atividades da grade do curso (obrigatória). A partir desta, o aluno deverá renová-la, semestralmente, através da inscrição semestral em componentes curriculares conforme estabelecido no Calendário Acadêmico. A matrícula ocorrá, para alunos regulares, via web ou presencial Publicação do escalonamento para inscrição em componentes curriculares de pós-graduação Período:

Periodo de solicitação de matrícula via web

Consultar calendário

Divulgação dos resultados na web

Consultar calendário

Entrega da documentação dos alunos aprovados no processo seletivo no colegiado

Consultar calendário

Inscrição em componentes curriculares na modalidade presencial nos respectivos colegiados de acordo com o cronograma estabelecido por cada colegiado

Consultar calendário

OBS: A ausência de inscrição semestral por dois semestres (na graduação) ou por um semestre (na Pós-Graduação) implica no cancelamento da matrícula do aluno (ler atentamente a seção IX do capítulo I do REG – Regulamento do Ensino de Graduação e o Artigo 33 das Normas Complementares para os cursos stricto sensu – Mestrado e Doutorado).

Aluno Especial

Matrícula concedida àqueles quem desejam aprofundar estudos ou pesquisas de interesses particulares

A solicitação (inscrição para a seleção) é sempre feita em período estabelecido no Calendário Acadêmico, através de formulário próprio (pós-graduação) e à instância respectiva:  Colegiado (se pós-graduação) que, com base em critérios próprios e pré-estabelecidos, fazem as respectivas seleções publicando, também de acordo com o calendário, os nomes do selecionados. A matrícula dos alunos selecionados para a pós-graduação é feita por cada Colegiado, também de acordo com o Calendário Acadêmico. Esta só será validada se devidamente recolhida a taxa de matrícula correspondente (veja a Tabela de Serviços Acadêmicos).

INSCRIÇÃO: Consultar calendário

No ato da inscrição serão necessárias cópias autenticadas (secretaria da MEV) dos seguintes documentos:

a) Certificado de conclusão / diploma

a.1) para Mestrado: certificado de conclusão ou diploma do Curso de Medicina Veterinária (a critério do professor orientador e com aprovação do Colegiado de Curso, poderão ser aceitos candidatos com graduação em áreas afins)

b) Histórico escolar

b.1) para Mestrado: histórico escolar de Curso de Graduação

c) Curriculum com comprovação para as disciplinas pleiteadas;

d) Carteira de identidade ou passaporte (para extrangeiros);

e) Título de eleitor, com comprovante de votação no último pleito;

f) CPF – Cadastro de Pessoa Física;

g) Duas fotos 3 X 4;

h) Boleto pago : www.sgc.ufba.br

Divulgação dos Resultados nos departamentos (graduação) e
nos respectivos colegiados dos cursos (pós-graduação):

Consultar calendário

OBS: A Matrícula como Aluno Especial é concedida apenas para a inscrição em disciplinas, tanto para a Graduação quanto para a Pós-Graduação e não configura vínculo com qualquer curso regular da UFBA, não dando direito ao aluno de graduar-se ou pós graduar-se.

OBSII: Para a pós-graduação, de acordo com Normas Complementares para Cursos de Pós-Graduação Stricto-Sensu (NC), o limite permitido para matrícula é de 04 (quatro) disciplinas, independente de aprovação, respeitando também um limite máximo de 02 (duas) disciplinas por semestre – consulte o Capítulo III, Artigo 14 das NC.